Pesquisa Personalizada Google

Ouça Estudos de Temas Bíblicos Agora:

Pesquisa Personalizada Google

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Charuto é pior do que cigarro!

Um charuto equivale de cinco a dez cigarros:
Fonte: Diário do Nordeste - Ceará

Diferentemente do cigarro, o charuto é feito somente de tabaco, sem papel ou outros agentes químicos. Além disso, ao fumá-lo, a pessoa não traga. Esta é a justificativa dos fumantes de charuto quando afirmam acreditar que o produto faz menos mal ao organismo do que o cigarro.

No entanto, engana-se quem pensa assim. "Fumar um charuto, por exemplo, equivale a consumir de cinco a dez cigarros normais", conforme Tânia Cavalcante, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Mesmo que a fumaça do charuto não seja tragada pelo fumante, suas substâncias tóxicas são absorvidas pela mucosa da boca e causa malefícios.

Dentre as substâncias nocivas do fumo, a nicotina merece ser destacada pelo fato de ser responsável pela dependência química e causadora direta de infartos, enfisema pulmonar e câncer.

Um dos poucos alcalóides líquidos, a nicotina apresenta uma cor marrom e o característico cheiro de tabaco. Bastante volátil, ela é destilada quando o tabaco entra em combustão, sendo inalada em sua fase gasosa e absorvida nas mucosas da boca pelos fumantes de cachimbos e charutos.

Nenhum comentário:

Pesquisa Google