Cérebro e dependência

Neutralizar zona do cérebro pode diminuir dependência de drogas:

CHICAGO, EUA (AFP) — A necessidade de drogas pode ser eliminada com a "neutralização" de uma zona do cérebro, descoberta que pode ter grandes conseqüências no tratamento de dependentes, segundo um estudo chileno com animais publicado nesta quinta-feira pela revista Science.
O córtex insular ou ínsular é uma região profunda no cérebro que filtra a informação sobre o estado e as necessidades do corpo.
Cientistas demonstraram que alterações na ínsula podem reduzir dramaticamente a necessidade do fumante por consumir nicotina.
Um estudo anterior mostrou que 12 de 19 fumantes deixaram o cigarro sem esforço depois de receber uma lesão na ínsula, provocada em geral por crises cardíacas.
Em seus experimentos com ratos, os cientistas descobriram que "neutralizar" temporariamente a ínsula suprime a necessidade pela droga que sofriam os ratos viciados. Além disso, também protege de efeitos secundários desagradáveis da medicação, de acordo com matéria da Science.
Este estudo com ratos e o anterior sobre tabagismo representam uma poderosa evidência de que a ínsula "leva de forma subjacente a consciência da necessidade" , o que a transforma num bom objetivo para os medicamentos elaborados para ajudar os dependentes a acabar com o hábito, afirma Fernando Torrealba, cientista da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Nenhum comentário:

Postagens Mais Lidas: