Tecnologia contra o cigarro...

Rugas podem ser decisivas para comprar cigarro no Japão:

Máquinas que vendem cigarros no Japão podem começar em breve a contar as rugas, o tamanho dos pés e outros detalhes da pele para verificar se quem está comprando tem idade suficiente para fumar.
A idade legal para fumantes no Japão é de 20 anos e, como forma de adequar as máquinas à nova regulamentação que começa a valer a partir de julho, uma empresa desenvolveu um sistema para identificar a idade baseado nos detalhes da face.
Para comprar o cigarro, o usuário precisará olhar para uma câmera digital na máquina. O sistema da Fujitaka vai comparar as características faciais do comprador com um banco de dados de cerca de 100 mil pessoas, afirma Hajime Yamamoto, um porta-voz da empresa.
"Com o reconhecimento facial, conforme as alterações no seu rosto, você poderá comprar cigarros como antes. Problemas menores, como de cartões de identificação emprestados, serão evitados", disse Yamamoto.
O governo japonês ainda precisa aprovar o novo método de identificação. No entanto, ainda há alguma preocupação quanto a precisão do sistema.
O porta-voz da empresa afirma que o sistema pode identificar corretamente cerca de 90% dos usuários. O restante, segundo ele, entrariam em uma "zona cinzenta", onde estariam jovens que parecem mais velhos e adultos com "rosto de bebê". Nestes casos, eles poderiam utilizar sua licença de motorista para comprar cigarro.
O número de jovens fumantes no Japão tem caído, mas dados do ministério da saúde de 2004 mostram que 13% dos homens e 4% das mulheres em idade escolar equivalente ao terceiro ano do ensino médio no Brasil --entre 17 e 18 anos-- fumam todos os dias.

Nenhum comentário:

Postagens Mais Lidas: