Cigarros apagados também contaminam quem não fuma

Pesquisa americana mostra perigos do chamado fumo de terceiro grau.


Mesmo após apagado, o cigarro continua sendo prejudicial à saúde de quem não fuma. Isso porque as toxinas deixadas pela fumaça no ambiente, que aderem a uma variedade de superfícies, podem contaminar outras pessoas com substâncias potencialmente cancerígenas, mostra uma pesquisa realizada pelo Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, e publicada no "Proceedings of the National Academy of Sciences". O chamado "thirdhand smoke" ou fumo de terceiro grau - contaminação pelas substâncias maléficas do tabaco depois de o cigarro ser apagado- atinge mais as crianças.

Segundo os autores, a queima do tabaco libera nicotina na forma de vapor que fica aderida em superfícies como pisos, paredes, carpetes e móveis, podendo persistir nesses materiais por semanas e até meses.Os pesquisadores apontam para a necessidade de desenvolver políticas públicas para combater os malefícios desse tipo de contaminação.


Uma pesquisa anterior, feita no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, e publicada em janeiro do ano passado na revista "Pediatrics", havia constatado que menos da metade dos fumantes conhecia os riscos do fumo de terceiro grau. Segundo os pesquisadores, as crianças pequenas são mais suscetíveis a esse tipo de exposição porque brincam e engatinham em lugares contaminados e levam as mãos à boca com mais frequência. Além disso, as partículas ficam nos cabelos e nas roupas, aumentando o risco especialmente para os bebês.[Fonte: UNIAD]

Um comentário:

Anônimo disse...

olá colega, motivos para parar de fumar não faltam, está faltando auxílio dos nossos governantes para ajudar os viciados em nicotina.
abraços
miguel
http://www.vamosparardefumar.com/

Postagens Mais Lidas: