Cientistas Descobrem Célula Escondida nos Pulmões que Pode Reverter Efeitos do Tabagismo

De acordo com o estudo, as células recém-descobertas podem ajudar em tratamentos para reverter efeitos de certas doenças relacionadas ao tabagismo.

Uma célula SVAR (esquerda) se transforma lentamente em uma célula AV2 (direita) em cultura. (Créditos: Penn Medicine News)

Cientistas descobriram um novo tipo de célula escondida dentro das ramificações dos pulmões humanos. De acordo com o estudo publicado na revista Nature, as células recém-descobertas desempenham um papel vital para manter o sistema respiratório funcionando corretamente, e podem ser importantes para estudos de novos tratamentos para reverter os efeitos de certas doenças relacionadas ao tabagismo.

As células, conhecidas como células secretoras das vias aéreas respiratórias (RAS), são encontradas em pequenas passagens ramificadas dos pulmões, os bronquíolos, que são pontilhados com alvéolos, pequenos sacos aéreos que trocam oxigênio e dióxido de carbono com a corrente sanguínea.

Segundo a pesquisa, as células RAS são semelhantes às células-tronco e, portanto, capazes de reparar algumas células alveolares danificadas.

Os pesquisadores descobriram as células RAS depois de uma certa frustração em estudos com pulmões de camundongos usados como modelos para o sistema respiratório humano. Devido a certas diferenças entre os dois, os cientistas demoraram para preencher algumas lacunas de conhecimento sobre os pulmões humanos.

Para entender melhor essas diferenças em nível celular, a equipe coletou amostras de tecido pulmonar de doadores humanos saudáveis ​​e analisou os genes dentro de células individuais, que revelaram as células RAS anteriormente desconhecidas.

“Já se sabe há algum tempo que as vias aéreas do pulmão humano são diferentes das dos camundongos”, disse o autor sênior da pesquisa Edward Morrisey, professor da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. "Mas as tecnologias emergentes só nos permitiram recentemente amostrar e identificar tipos de células únicos."

A equipe também encontrou células RAS em furões, cujos sistemas respiratórios são mais semelhantes aos humanos do que os dos camundongos. Como resultado, os pesquisadores suspeitam que a maioria dos mamíferos de tamanho igual ou maior aos furões tenham células RAS em seus pulmões.

As células RAS têm duas funções principais nos pulmões. Primeiro, elas secretam moléculas que mantêm o revestimento fluido ao longo dos bronquíolos, maximizando a eficiência dos pulmões. Em segundo lugar, elas podem atuar como células progenitoras para as alveolares tipo 2 (AT2), um tipo especial de alvéolos que secretam um produto químico que é usado em parte para reparar outros alvéolos danificados.

Os pesquisadores acreditam que as células RAS podem desempenhar um papel fundamental no combate a doenças relacionadas ao tabagismo, como a DPOC, uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil.

Todos os anos, mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo morrem de DPOC, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

FONTE: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postagens Mais Lidas: