EUA investigam doença misteriosa ligada ao cigarro eletrônico

As autoridades de saúde dos Estados Unidos estão investigando uma doença pulmonar misteriosa em adolescentes e jovens adultos que pode ter ligação com o uso de cigarro eletrônico, o chamado “vaping”.
Há relatos de que 94 pessoas apresentaram o problema em 14 estados americanos, incluindo Califórnia, Indiana e Wisconsin. Parte dessas pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva, com dificuldade respiratória.

Não há evidências conclusivas de que uma doença infecciosa esteja causando a enfermidade. E, de acordo com os médicos, não está claro se os pacientes internados vão se recuperar totalmente.

homem fumando cigarro eletrônico
Crédito: HAZEMMKAMAL/istockDoença misteriosa provoca dificuldade de respirar e dor no peito

Sintomas

De acordo com o jornal britânico The Independent, os sintomas da doença incluem dificuldade para respirar, falta de ar ou dor no peito. Autoridades de saúde disseram que os pacientes também relataram febre, tosse, vômito e diarreia.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram que autoridades estão trabalhando com departamentos de saúde em pelo menos cinco estados com casos confirmados  para determinar a causa da doença.

Embora alguns dos casos pareçam semelhantes, as autoridades disseram que não sabem se as doenças estão associadas aos dispositivos de cigarros eletrônicos ou a ingredientes ou contaminantes específicos inalados através deles.

Epidemia do vaping

O uso de cigarros eletrônicos se tornou popular na última década, apesar de pouca pesquisa sobre seus efeitos a longo prazo.

Nos últimos anos, autoridades de saúde alertaram para uma epidemia de vaping entre adolescentes menores de idade.

Embora comuns nos EUA, no Brasil,  sua comercialização é proibida pela Anvisa desde 2009.  A proibição leva em consideração a falta de evidências científicas sobre a segurança desse tipo de produto. Apesar disso, é possível encontrar à venda esse tipo de cigarro em sites e em lojas no centro de São Paulo. [Fonte: Catraca Livre]

Nenhum comentário:

Postagens Mais Lidas: